quarta-feira, 21 de novembro de 2012

A SOCIEDADE E A ÉTICA

As diferenças sociais e culturais definem, em parte, quem somos. O respeito à estas diferenças é tão necessário quanto essencial para a boa convivência de todos. Seria muito bom dizer que vivemos em paz e harmonia no mundo porque todos nos respeitamos e nos ajudamos. Pois bem, é visível que as coisas estão longe de ser assim.
Você já deve ter escutado uma palavra chamada ÉTICA, mas saberia explicar o que é? Algumas pessoas não sabem ou simplesmente pensam que é a consciência do certo e do errado. Mas, na verdade, ética é um conjunto de princípios e valores morais.
E a sociedade? Bom, a verdadeira ética para a nossa sociedade é agir conforme seus conceitos quando, na realidade, nem mesmo ela sabe ser ética! Um exemplo seria a "influência" dela nas pessoas: "para você ser feliz tem que ter isto, a pessoa amada tem que ser assim..." São todas coisas pré-ditas, as pessoas são induzidas a querer, ser e ter o que muitas vezes não podem.
Agir com ética, afinal, é se respeitar e agir conforme os seus princípios. Isto "molda" as suas atitudes com o mundo, com a vida! Portanto façamos nossa parte, sejamos verdadeiros e conscientes de nossos valores, com isto o mundo já muda um pouco, pois 'ele muda a partir de cada um'!

Um comentário: