quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Facilidade X Sustentabilidade

A discussão sobre sustentabilidade têm tomado proporções maiores na nossa atualidade. E o motivo de só agora estarem dando uma "atenção especial" a este assunto é que a situação vem se agravando. As pessoas estão produzindo muito lixo, mas não apenas o plástico e o vidro, há também o lixo eletrônico, que são aqueles celulares que ninguém quer mais, o computador que estragou...
E é aí o ponto que quero chegar, será que com todas essas "facilidades" que temos acesso hoje em dia, o fator "sustentável" vem se tornando algo menos possível?
Minha opinião nesta questão é que sim, a dependência do uso de tudo aquilo que vira lixo tem causado muitos danos ao nosso meio-ambiente, melhor dizendo ao que restou dele.
Aí vem a tona uma segunda pergunta: Há como ter um "equilíbrio" entre essas facilidades e a sustentabilidade?
Eu acredito que há mais coisas que as pessoas poderiam reciclar e reutilizar, apesar disto já estar sendo feito, há muitos conscientes mas poucos o fazem realmente. Se usassem a tecnologia em favor da natureza em vez de só para facilitar a nossa vida, com certeza as coisas mudariam, seria um  novo "tipo" de preservação. Só o que falta é a "conscientização moderna" das pessoas.
O que eu quero dizer é que tem de usar o que tem a favor do meio-ambiente, usar a tecnologia para algo realmente bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário